Cinema PROSA
Ciclo
MUNDOS POSSÍVEIS: TERRA
“POSSIBLE WORLDS: EARTH” Screenings
Em MUNDOS POSSÍVEIS: TERRA convidamos-vos a mergulhar em duas obras cinematográficas que exploram a fascinante e provocadora ideia de estarmos presentes, seja física ou mentalmente, noutro planeta que espelha a nossa própria Terra. Os filmes em destaque são “ANOTHER EARTH” (2011), do realizador norte-americano Mike Cahill, e “HARD TO BE A GOD” (2013), do cineasta russo Aleksey German.
Este "Outra Terra" leva-nos numa viagem introspectiva e melancólica onde uma segunda Terra surge no céu, oferecendo a promessa de um novo começo. A protagonista, Rhoda, vê nesta réplica do nosso planeta a possibilidade de expiar os seus erros passados. Esta narrativa obriga-nos a refletir sobre a ideia de redenção e a utopia de um recomeço. Seria realmente possível desfazer os erros cometidos? Ou a essência humana traria consigo os mesmos dilemas e tragédias, mesmo num novo mundo?
Por outro lado, neste "É Difícil Ser um Deus" apresenta-nos uma perspectiva brutal e visceral. O filme de German é uma adaptação do romance homónimo dos irmãos Strugatsky, e retrata cientistas da Terra enviados para um planeta em que a civilização está estagnada num estado medieval. Aqui, a tentativa de intervir e melhorar este "outro" mundo revela-se tão complexa quanto frustrante. Esta obra levanta questões sobre a ética da intervenção e a dificuldade de impor mudanças externas a uma sociedade.
Ambos os filmes, apesar das suas abordagens distintas, convergem numa temática comum: a possibilidade de reavaliarmos e repensarmos os nossos atos através do prisma de um "outro" planeta. Esta ideia tem sido uma constante na ficção científica, desde "Solaris" de Tarkovsky até "Interstellar" de Nolan, onde o espaço e os outros mundos servem de espelho para as nossas esperanças e angústias mais profundas.
Através deste ciclo, queremos fomentar uma discussão filosófica sobre a capacidade humana de redenção e transformação. Será que a resposta para os nossos erros está realmente num novo começo noutro planeta? Ou precisamos encontrar a salvação dentro de nós mesmos, aqui e agora, enfrentando diretamente as consequências dos nossos atos?
Convidamos todos a juntar-se a nós nesta reflexão profunda e estimulante, onde o cinema serve como uma janela para novas possibilidades e nos desafia a pensar sobre a natureza humana e o nosso lugar no universo. Vamos, juntos, explorar estes mundos possíveis e questionar se a verdadeira mudança está no recomeço ou na aceitação e melhoria do que já temos.
Curadoria de Alexandre Braga.
“ANOTHER EARTH” 2011 | M/12 | 1h 35’ (Outra Terra - PT) [US]
De Mike Cahill
Sexta Dia 14/06 às 19h30
Na noite da descoberta de uma duplicata da Terra no sistema solar, uma jovem estudante ambiciosa e um compositor talentoso se cruzam
em um trágico acidente.
“HARD TO BE A GOD” 2013 | M/16 | 2h57’ (É difícil ser um Deus - PT) [RU]
De Aleksey German
Sábado Dia 15/06 às 19h30
Num futuro distante, um viajante espacial vindo da Terra quebra uma lei especial e interfere na história de outro planeta medieval.
Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário
Membros: Entrada livre.
Donativo sugerido para não-membros: 3€
Trailers aqui: