ALBA
O nome dela é ALBA.
A Alba foi uma galga espanhola que entrou nas nossas vidas a meio do turbilhão criativo que foi este processo de criação da PROSA. Era meados de 2020, esta associação cultural ainda era um sonho a ganhar forma, e o mundo vivia o silêncio estranho da pandemia. Fomos buscá-la à associação protetora de animais da Emília, que realiza um trabalho extraordinário de resgate de seres marcados por abusos inimagináveis, muitos logo ali ao lado, em Espanha.
Quando a Alba nos foi entregue, trazia no corpo cicatrizes visíveis e profundas. O rastro de uma crueldade que a condenara nos seus primeiros anos de vida. Cicatrizes que paralisavam qualquer olhar, de amantes de animais ou não. A ideia de adotá-la foi da Maria, que viu nela algo que eu, inicialmente céptico, não conseguia compreender. Cresci numa família onde a convivência com animais era desincentivada por narrativas religiosas; ter um animal de companhia parecia-me, confesso, uma vulnerabilidade emocional que eu julgava dispensável. Além disso, temia que o cuidado que ela exigiria me distraísse dos meus objetivos produtivos.
Mas a Alba ignorou o meu cepticismo e escolheu-nos. Não só nos escolheu, como decidiu amar-nos de forma absoluta, desarmante.
E foi assim que o meu primeiro amor ativo por um animal se tornou uma força transformadora. Como costumo dizer: há um Alexandre antes e outro depois da Alba.
Ela era o "outro" em forma pura. Despido dos romantismos habituais, eu amei a Alba como um outro ser, não humano, alienígena para mim. E foi exatamente isso que ela me ensinou. Dormíamos de mãos dadas. Eu acordava a observar a minha mão na dela, naquela pata enorme e desajeitada, onde faltava um dedo — amputado, (ela provavelmente foi mais rápida nas suas corridas, com este procedimento…) rosto triangular e longo, parecia um papa-formigas. Inclinava-se para mim, com um olhar terno enquanto vocalizava promessas de amor num tom carinhoso que soava a Chewbacca.
A Alba fez a sua passagem e partiu no início de dezembro. Já estava velhinha, embora eu e a Maria alimentássemos sonhos resilientes de longevidade para ela. A sua partida deixou-nos um vazio que ecoa por todas as partes da casa, das salas e corredores da PROSA e todos os lugares imaginários que ela preencheu. (Ah, aquelas visitas dela no relaxamento do nosso yoga…) Foi uma lição de amor que não cessará de vibrar em nós.
Ela reforçou em mim, que este ensinamento sobre o outro — no contexto multirracial e multicultural em que vivemos — exige de nós mais do que tolerância: exige amor. Um amor profundo, comprometido, que transforma e nos desafia a sermos melhores. Aqui, na nossa freguesia, mesmo a frente da PROSA, vejo diariamente muçulmanos reunidos para entrar na mesquita, a fazer fila sob os arcos da igreja católica do bairro. Ao lado, num ritual gastronómico informal, o meu prato une chop suey com kebab picante, enquanto no Jardim Constantino, crianças de várias origens brincam juntas sem barreiras linguísticas ou culturais, e os pais acabam a partilhar histórias de vida, muitas vezes formando amizades inesperadas. Para além destes casos quotidianos, há iniciativas institucionais lindíssimas como o projeto "Arroios é de Todos", por exemplo.
O universo chama-nos a este trabalho de amor num mosaico diverso.
Amar a Alba foi aprender a amar o diferente, a diferença. A romper as barreiras invisíveis que herdamos das nossas raízes. Foi observar pela primeira vez, com consciência, as marcas do ambiente conservador, segregador e classista onde cresci em São Paulo e perceber como os valores da minha infância estão desalinhados com o mundo que agora abraço.
O amor transforma, manifesta, cria.
A Alba foi profundamente amada. Continuará a ser. O exercício de amor que ela me ensinou reflete-se, e refletir-se-á, em todos os seres que amarei — humanos, animais, de qualquer raça, credo, gênero ou cor. Porque o amor não é estático; é um fluxo, uma força em movimento, que atravessa, investe e transborda.
Ela me deixou a certeza de que o amor — esse amor audaz, pelo outro que não somos — é o único caminho possível para nos tornarmos livres, plenos, inteiros.
_EN
Her name was ALBA.
Alba was a Spanish greyhound who entered our lives amid the creative whirlwind of building PROSA. It was mid-2020, and this cultural association was still just a dream taking shape, while the world was enveloped in the strange silence of the pandemic. We adopted her from Emília’s animal protection organization, which does extraordinary work rescuing beings scarred by unimaginable abuse, many of them just across the border in Spain.
When Alba came to us, her body bore visible, deep scars—traces of the cruelty she had endured in her early years. Scars that could stop anyone in their tracks, whether they were animal lovers or not. It was Maria who had the idea of adopting her, seeing something in Alba that, at first, I couldn’t comprehend. I had grown up in a family where keeping animals was discouraged by religious narratives. To me, having a pet felt, I admit, like an emotional vulnerability I believed I didn’t need. On top of that, I feared that the care she would require might distract me from my productive goals.
But Alba ignored my skepticism and chose us. Not only did she choose us, but she decided to love us absolutely, disarmingly.
And so, my first active love for an animal became a profoundly transformative force. As I often say, there’s an Alexandre before Alba and another after Alba.
She was "the other" in its purest form. Stripped of any romantic notions, I loved Alba as another being —non-human, alien to me. And that is precisely what she taught me. We slept hand in hand. I would wake up to find my hand resting on hers, that large, awkward paw missing a toe—amputated (likely to make her run faster). Her long, triangular face resembled an anteater, tilting toward me with a tender gaze while vocalizing promises of love in soft tones that resembled a caring Chewbacca.
Alba passed away in early December. She was old by then, though Maria and I had nurtured resilient dreams of a long life for her. Her departure left an echoing emptiness throughout our home, through the rooms and hallways of PROSA, and all the imaginary spaces she had filled. (Ah, those moments when she joined us during yoga relaxation…) Yet her absence reverberates with a lesson in love that will never stop resonating within us.
She reinforced in me the understanding that this lesson about "the other"—in the multiracial, multicultural world we inhabit—requires more than tolerance: it demands love. A deep, committed love that transforms and challenges us to be better. Here, in our neighborhood, just outside PROSA, I see Muslims gathering daily to enter the mosque, queuing beneath the arches of the local Catholic church. Nearby, in an informal gastronomic ritual, my plate often combines chop suey with spicy kebab. In Jardim Constantino, children of diverse origins play together, seamlessly breaking down linguistic and cultural barriers, while their parents exchange life stories, often forging unexpected friendships. Beyond these everyday moments, there are also beautiful institutional initiatives, such as the "Arroios é de Todos” project. The universe calls us to this labor of love, weaving a vibrant, diverse mosaic.
Loving Alba was learning to love difference, to embrace the otherness. To break through the invisible barriers inherited from our roots. For the first time, with clarity, I saw the marks of the conservative, segregated, and classist environment I grew up in back in São Paulo. And I realized how deeply out of sync those values from my childhood are with the world I now embrace. Love transforms, manifests, creates.
Alba was deeply loved. She always will be. The exercise of love she taught me is reflected—and will continue to be reflected—in every being I love: human or animal, of any race, creed, gender, or color. Because love isn’t static; it’s a current, a force in motion, that flows, invests, and overflows.
She left me with the certainty that love—that audacious love for the other, for what we are not—is the only path to becoming free, whole, and complete.