Ciclo
TUDO SOBRE DAVID BYRNE

Cinema PROSA

ALL ABOUT DAVID BYRNE Screenings

David Byrne é um artista verdadeiramente multifacetado, cuja carreira eclética abrange várias disciplinas criativas. Ele ficou conhecido inicialmente como o líder carismático da banda Talking Heads, uma das bandas mais influentes da era pós-punk e new wave. A voz única e a presença de palco cativante de Byrne contribuíram para o sucesso da banda, que alcançou grande popularidade nos anos 80 com hits como “Psycho Killer”, "Once in a Lifetime" e "Burning Down the House".

Além de sua atuação no mundo da música, David Byrne demonstrou interesse e paixão pela ‘World Music’ e por diversas culturas. Ele incorporou sons e ritmos de diferentes partes do mundo em suas composições, abraçando a diversidade cultural e explorando novas possibilidades musicais. Essa exploração musical resultou em projetos colaborativos com artistas de diferentes origens, expandindo ainda mais sua visão artística.

Aventureiro por natureza, Byrne também teve incursões no cinema e no teatro. Ele dirigiu e atuou em diversos filmes e peças, mostrando sua versatilidade artística além da música. Em 1986, Byrne dirigiu e co-escreveu o filme "True Stories", uma sátira musical sobre a cultura americana. Esse projeto refletiu sua abordagem única em unir elementos visuais e musicais para contar histórias.

Ainda como compositor para cinema, Byrne trabalhou em diversas trilhas sonoras, contribuindo com sua música para filmes aclamados, como "O Último Imperador" (1987), vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora. Sua habilidade de criar músicas envolventes que se adaptam perfeitamente à narrativa cinematográfica revela sua capacidade de transcender os limites artísticos.

A carreira de David Byrne é uma jornada artística inspiradora que demonstra a importância de permanecer curioso e aberto a novas experiências. Sua paixão pela música e pelas diversas formas de arte o tornou um artista inovador e influente, que continua a desafiar convenções e a explorar novas possibilidades criativas. Sua dedicação em transcender fronteiras criativas ao longo de sua carreira o estabeleceu como um dos artistas mais notáveis e respeitados da indústria do entretenimento.


“TRUE STORIES” 1986 | 1h29’ | M/12 (True Stories - Histórias de um Quotidiano - PT)
De David Byrne
Sexta Dia 28/07 às 19h30

Uma pequena mas crescente cidade do Texas, repleta de personagens estranhos e musicais, celebra seu sesquicentenário e converge para um desfile local e show de talentos.


“STOP MAKING SENSE” 1984 | 1h28 | M/6
De Jonathan Demme
Sexta Dia 28/07 às 22h00

Considerado pela crítica como o maior filme-concerto de todos os tempos, a performance ao vivo foi filmada ao longo de três noites no Pantages Theatre de Hollywood em dezembro de 1983 e apresenta as canções mais memoráveis do Talking Heads.


“DAVID BYRNE’S AMERICAN UTOPIA” 2020 | 1h45 | M/14
De Spike Lee
Sábado Dia 29/07 às 19h30

Spike Lee documenta o brilhante e oportuno show da Broadway de 2019 do ex-líder do Talking Heads, baseado em seu recente álbum e turnê de mesmo nome.


Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário

Membros: Entrada livre.
Não-membros: 3€

Trailers aqui: