Cinema PROSA

Ciclo
TRILOGIA DO CORAÇÃO DE OURO | LARS VON TRIER

GOLDEN HEART TRILOGY | LARS VON TRIER Screenings

O nosso segundo ciclo faz uma abordagem a um cinema profundo e difícil: os primeiros filmes de Lars Von Trier: mergulharemos na visão única deste realizador em seus primeiros três filmes, que compõem o que ele chama de Trilogia do Coração de Ouro: "BREAKING THE WAVES" (1996), "THE IDIOTS" (1998), e "DANCER IN THE DARK" (2000).

Lars von Trier, conhecido por sua abordagem provocativa e visceral, tece narrativas que desafiam convenções e exploram as complexidades da condição humana. Em "BREAKING THE WAVES," somos imersos em uma história de devoção e sacrifício, marcada pela performance extraordinária de Emily Watson. O filme destaca a habilidade de Von Trier em explorar temas emocionalmente intensos com uma sinceridade brutal.
Em "THE IDIOTS", o diretor abraça o movimento Dogma 95, desafiando as normas cinematográficas ao criar uma narrativa que oscila entre a provocação e a reflexão. Von Trier examina a noção de normalidade em uma sociedade que muitas vezes rejeita o diferente. A ousadia de sua abordagem se reflete na escolha de trazer para o cinema as complexidades da natureza humana.
"DANCER IN THE DARK" marca a colaboração de Von Trier com a icônica cantora Björk. O filme é uma experiência sensorial, abordando temas de injustiça e sacrifício, enquanto Björk entrega uma performance memorável. A fusão de música e narrativa visual evidencia a maestria de Von Trier em contar histórias de maneiras inovadoras.

O nome da trilogia advém das narrativas que envolvem três heroínas ingênuas que mantêm seus “corações de ouro” apesar das tragédias que vivenciam. Embora todos os três filmes sejam por vezes associados ao movimento Dogma 95, "THE IDIOTS" foi o único a cumprir todos os critérios necessários para ser "certificado" como tal e é o Dogma 95 II, segundo filme sob regras deste manifesto.

Lars von Trier, um cineasta apaixonado, mergulha nas profundezas do cinema e da condição humana. Suas histórias universais transcendentais desafiam o público a refletir sobre questões existenciais e sociais. Este ciclo, cuidadosamente selecionado pela PROSA, continua a tradição dos ciclos cinematográficos contundentes e acutilantes. E como sempre, após as exibições, convidamos todos a participar dos pós-debates, onde exploraremos análises factuais, trivia, análises psicológicas e narratológicas, enriquecendo ainda mais a experiência cinematográfica.

Vem!
Até breve.

Alexandre Braga


“BREAKING THE WAVES” 1996 | M/16 | 2h39m (Ondas de Paixão - PT)
De Lars Von Trier
Sexta Dia 26/01 às 19h30

O trabalhador de uma plataforma petrolífera Jan fica paralisado em um acidente. Sua esposa, que rezou pelo seu retorno, sente-se culpada; ainda mais, quando Jan a incentiva a fazer sexo com outra pessoa.


“THE IDIOTS” 1998 | M/16 | 1h57’ (Os Idiotas - PT) [Sessão Noturna]
De Lars Von Trier
Sexta Dia 26/01 às 22h15

Neste filme, que é o segundo ‘Dogma 95’, um grupo de pessoas se reúne em uma casa no subúrbio de Copenhague para quebrar todas as limitações e trazer à tona o "idiota interior" que existe em si.


Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário

Membros: Entrada livre.
Não-membros: 3€

“DANCER IN THE DARK” 2000 | M/12 | 2h20’
De Lars Von Trier
Sábado Dia 27/01 às 19h30

Uma imigrante da Europa de Leste, apaixonada por musicais, tenta estabelecer-se nos Estados Unidos e tem de lidar com a perda gradual da sua visão.


Trailers aqui: