Cinema PROSA

Ciclo
O AMOR DIANTE DO ESPÍRITO: DOIS FILMES DE TERRENCE MALICK

LOVE BEFORE THE SPIRIT: TWO FILMS BY TERRENCE MALICK Screenings

Começar a temporada dos ciclos de cinema PROSA começa a ser uma tarefa exigente mas que nos dá sempre muito prazer de partilha. 
Vamos começar o 2024 com Terrence Malick e o seu cinema arrojado, profundo e filosófico e com um tema (dentre os temas do seu cinema) que tem um grande impacto nas nossas vidas: como lidamos com o amor? Como gerimos o quanto damos, o quanto recebemos nesta troca espontânea que o amor evoca? Aqui, falamos do amor relacional, do amor romântico, do amor sobre o si próprio, do amor sacrificial, do amor na sua forma essencial.

Terrence Malick foi aluno atento do filósofo Steven Cavell, em Harvard em meados da década de 1960. Cavell é um dos filósofos contemporâneos que estuda profundamente o cinema e os dois mantiveram contato enquanto este procurava e encontrava o seu caminho nesta filosofia para o cinema.
As práticas do cinema e da filosofia beneficiaram, de facto, de vários diferentes tipos de relacionamento nos últimos cem anos. Houve filmes que se desenrolaram num registo filosófico, filmes sobre problemas filosóficos e filmes que tentam funcionar como a própria filosofia. Os maiores filmes, sem dúvida, muitas vezes se envolvem de maneira sutil e complexa com as questões mais desafiadoras da vida humana e é natural, portanto, pisar deliberadamente em território tradicionalmente ocupado por filósofos e teólogos.

A imersão do espectador nesta experiência deve-se ao uso de técnicas como câmaras de mão, planos detalhes, planos feitos com a estética do olho humano e com uso extensivo de lentes wide angle (grande angular) para criar um certo senso de imensidão e profundidade, imagens em slow motion e close-ups de elementos naturais, como plantas, água e animais, para criar uma sensação de imersão no ambiente e na paisagem do universo em que vivemos neste planeta. Essas técnicas permitem que o espectador experimente o mundo de uma forma mais profunda e íntima, e muitas vezes o levam a contemplar a beleza e a complexidade da natureza e da existência humana, que eventualmente ainda não tenham sido notadas.

Aqui, exploraremos a visão única de Malick sobre o amor e sua profunda conexão com o espírito humano, por meio de duas obras emblemáticas: 
Em "DAYS OF HEAVEN," somos levados a um cenário etéreo e contemplativo, onde o amor se desdobra em meio à natureza majestosa. Malick transcende os convencionalismos românticos, oferecendo uma perspectiva filosófica sobre o amor. Com sua narrativa poética e visual deslumbrante, transcende as limitações do romance convencional, explorando a profundidade do amor diante do espírito humano.

Em "TO THE WONDER", Malick mergulha ainda mais fundo na exploração filosófica do amor relacional. O filme examina a essência do relacionamento humano, destacando as complexidades e a efemeridade do amor romântico. Malick desafia de outra forma as convenções narrativas, utilizando imagens evocativas e reflexivas para explorar a natureza volátil das relações e o papel do amor no enriquecimento do espírito.

Terrence Malick, conhecido por sua abordagem contemplativa e sua paixão pelo cinema, cria histórias universais que transcendem as fronteiras do tempo e espaço. Seus filmes não apenas exploram o amor, mas também celebram a condição humana, convidando o público a refletir sobre sua própria existência.

Filmes e temas cuidadosamente selecionado pela PROSA, que continua a tradição de ciclos cinematográficos contundentes e acutilantes, promovendo uma abordagem filosófica do cinema. Após as exibições, convidamos todos a participar dos pós-debates, onde exploraremos análises factuais, trivia, análises psicológicas e narratológicas, enriquecendo ainda mais a experiência cinematográfica.

Vem!
Até breve.

Alexandre Braga


“DAYS OF HEAVEN” 1978 | M/12 | 1h34’ (Dias do Paraíso - PT)
De Terrence Malick
Sexta Dia 12/01 às 19h30

Um trabalhador rural temperamental convence a mulher que ama a se casar com seu empregador rico, mas moribundo, para que eles
possam reivindicar sua fortuna.


“TO THE WONDER” 2012 | M/12 | 1h52’ (A Essência do Amor - PT)
De Terrence Malick
Sábado Dia 13/01 às 19h30

Depois de se apaixonarem em Paris, Marina e Neil vão para Oklahoma, onde surgem problemas. O pastor espanhol da sua igreja luta com a sua fé,
enquanto Neil conhece uma mulher da sua infância.


Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário

Membros: Entrada livre.
Não-membros: 3€

Trailers aqui: