Cinema PROSA

"MANCHESTER. 80s." quer proporcionar a todos nós um mergulho nas memórias e na música que moldou as nossas adolescências nos anos 80. Este ciclo é uma celebração do rock daquela época, que não só definiu o som de toda uma geração, mas também criou uma identidade e uma conexão profundas com muitos de nós.

Ao destacar bandas icónicas como Joy Division, New Order, Happy Mondays, The Smiths entre outras, estamos a trazer de volta as emoções e a energia que sentimos quando essas músicas tocavam nos nossos gira-discos. Estas bandas não eram apenas bandas; eram a banda sonora das nossas vidas, transmitindo as nossas esperanças, lutas e sonhos. As suas letras eram como reflexões das nossas próprias experiências.

Os filmes selecionados para o ciclo têm um significado especial: "CONTROL", realizado por Anton Corbijn, traz à vida a história da Joy Division de uma forma que nos transporta para aqueles tempos turbulentos. "24-HOUR PARTY PEOPLE", dirigido por Michael Winterbottom, leva-nos de volta às noites inesquecíveis da Factory Records e da Hacienda, reavivando a energia e a vibração da época. Onde reviveremos também a transição Joy Division - New Order e uma célebre reconstrução do concerto dos Sex Pistols no Manchester Lesser Free Trade Hall, em 76. E, por fim, "ENGLAND IS MINE", de Mark Gill, que permite-nos conhecer as origens de Morrissey e entender como os The Smiths se tornaram tão importantes para nós.

Este ciclo não é apenas uma viagem no tempo; é um reencontro com as nossas próprias histórias e identidades. A música dos anos 80 não é apenas um som distante, mas uma parte fundamental de quem somos. Estas bandas e estas músicas ajudaram a definir a nossa juventude e a moldar os nossos valores. Este ciclo de cinema é uma homenagem a esses tempos especiais e à forma como eles nos influenciaram.

Ciclo
MANCHESTER. 80s.

MANCHESTER. 80s. Screenings


“CONTROL” 2007 | M/16 | 2h 2m
De Anton Corbijn
Sexta Dia 29/09 às 19h30

Um perfil de Ian Curtis, o enigmático cantor do Joy Division cujos problemas pessoais, profissionais e românticos o levaram a cometer suicídio aos 23 anos.


“24-HOUR PARTY PEOPLE” 2002 | 1h57’ | M/16 [Sessão Noturna]
De Michael Winterbottom
Sexta Dia 29/09 às 22h15

Em 1976, Tony Wilson cria a Factory Records e traz a música de Manchester para o mundo.


“ENGLAND IS MINE” 2017 | 1h34’ | M/12 (England Is Mine - Descobrir Morrissey - PT)
De Mark Gill
Sábado Dia 30/09 às 19h30

Um retrato de Morrissey e de sua juventude na década de 1970 em Manchester, antes de se tornar o vocalista da seminal banda de rock alternativo
The Smiths.


Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário

Membros: Entrada livre.
Não-membros: 3€

Trailers aqui: