FILM CLUB Curious Monkey
Cinema Essencial 40s - 60s

apresenta

“BONNIE AND CLYDE”
1967 | M/16 | 1h51’ (Bonnie e Clyde - PT)

De Arthur Penn

Não se trata de uma lista dos filmes a ver antes de morrer (mas se estiverem na vossa, óptimo). O ciclo “Cinema Essencial” é, sim, uma espécie de compêndio de um modo de fazer cinema, com a criação de géneros e narrativas visuais, que hoje tanto apreciamos. Com uma linguagem, personagens e histórias que nos são tão familiares, que lhes desvendamos os códigos nos filmes a que assistimos hoje. 

Numa era de filmes on-demand, queremos regressar ao lado elementar do cinema com filmes referência das épocas em que este se construía, enquanto indústria. E se inventava, enquanto forma de arte. 

São filmes dos anos 40, 50 e 60, do século XX, alguns tantas vezes referidos, homenageados, referenciados na linguagem visual que consideramos nossa. Usando meios que parecem rudimentares ao nosso sofisticado olhar, de quem tudo viu, os filmes do “Cinema Essencial” pedem um regresso à inocência e que nos voltemos a surpreender, com a arte de contar histórias projectadas no “silver screen”. 

No “Cinema Essencial”, teremos um momento para nos rendermos às emoções que estas histórias nos dão a viver, em poucas horas, ampliando a nossa vivência humana, para sempre.

Se este ciclo for bem-sucedido, esperamos suscitar a curiosidade de cada um e, assim, levar-vos a novas descobertas cinematográficas. 

Esta é a minha sugestão de “cinema essencial”, que espero que venha a fazer parte do vosso “cinema vital”. 

O Film Club, da Curious Monkey (associação cultural), volta assim a ser activado, bimensalmente, agora na Prosa Plataforma Cultural, que carinhosamente nos acolhe. 

Catarina Jerónimo

“BONNIE AND CLYDE” 1967 | M/16 | 1h51’ (Bonnie e Clyde - PT)
De Arthur Penn
Sábado Dia 03/02 às 19h00

A entediada empregada de mesa Bonnie Parker apaixona-se pelo ex-presidiário Clyde Barrow e juntos iniciam uma violenta onda de crimes pelo país, roubando carros e assaltando bancos.


Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.

Os filmes de língua inglesa terão legendagem em português.
Os filmes em outra língua estrangeira terão legendagem em inglês. 

A discussão após o visionamento do filme será conduzida em português.
Façam as vossas reservas!

Preçário
Entrada livre. Deixem o vosso donativo!


Trailers aqui: