Ciclo
CINÉMA DU LOOK
Cinema PROSA
‘Cinéma du Look’ é um movimento cinematográfico francês que surgiu em meados da década de 1980. Também referido como um subgênero da Nouvelle Vague francesa que evolui até as décadas de 1980 e 1990.
Um estilo de filmagem baseado nos elementos visuais e temáticos do cinema americano (sobretudo dos seus filmes de gângsters), através do talento de diretores, escritores e atores franceses contemporâneos unidos não apenas por sua nacionalidade (francesa), mas por uma estética partilhada que favorecia a cultura ‘pop’ sobre a arte, a viabilidade comercial sobre o intelectualismo e os heróis de ação sobre os anti -Heróis.
A maioria de seus filmes partilha características comuns: uma ênfase na forte composição visual sobre o desenvolvimento do personagem, um tom cômico sombrio e uma sensação geral caprichosa.
O movimento foi liderado por Luc Besson, Jean-Jacques Beineix e Leos Carax e é lembrado por filmes como Betty Blue, Subway e Má Raça ou Os Amantes de Pont-Neuf.
Os seus filmes geralmente lidam com questões como brutalidade policial e luta de classes. Uma aproximação narrativa aos documentários produzidos sem roteiro ou storyboard que transmitissem realismo e emoção nos filmes, em vez de focar apenas na perfeição técnica. Tiveram eventualmente mais reconhecimento em outros países do que na própria França. Mas mesmo que os filmes não tenham recebido muito reconhecimento, o movimento ainda desempenhou um papel importante no desenvolvimento da arte cinematográfica.
”BETTY BLUE - 37°2 LE MATIN” 1986 | 3h04’ | M/16 (Betty Blue - PT)
De Jean-Jacques Beineix
Sexta Dia 27/01 às 19h30
Um faz-tudo indiferente e aspirante a romancista tenta apoiar sua namorada mais nova enquanto ela lentamente sucumbe à loucura.
Serã apresentada a versão Director’s Cut, um pouco mais longa que a versão comercial.
”MAUVAIS SANG” 1986 | 1h56’ | M/16 (Má Raça - PT)
De Leos Carax
Sábado Dia 28/01 às 19h30
Enquanto um vírus mortal que infecta pessoas que fazem sexo sem amor varre Paris, um pária solitário tenta roubar um potente antídoto, apenas para se apaixonar pela amante de seu parceiro no crime. O amor jovem contagiante é a cura para o sangue ruim?
Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário
Membros: Entrada livre.
Não-membros: 3€
CINÉMA DU LOOK Screenings
Trailers aqui: