Ciclo
AMORES DE SALVAÇÃO

Cinema PROSA

Amor de salvação salva? Salva quem de quê? Salva-me de mim próprio? Ah, precisamos tanto deste amor…

Não. Não estamos a falar de amores por ideologias, narrativas ou divindades.
Estamos a falar de amores difíceis de serem vividos. Amores que nos tiram da nossa zona de conforto, que nos atiram para uma aventura, mas amores que não se perdem: transcendem. Não há perda possível no amor de salvação, mas as vezes, sentimos sim a dor da perda… Mas já passa…
É aqui que entram aqueles amores que nos atiraram para aquele ‘void’ absoluto do universo e não termos o que agarrar, o que respirar, mas que nos fizeram compreender algo ou adquirir um poder sobrehumano para a resolução de um grande conflito. Saímos deste amor arrebatados não pelo outro, mas pela lição.
É aqui que entra também o amor incondicional, o maternal entre outros.

Mas todos acabam numa grande lição também: isto, o cinema (ou a vida) nos ensinou bem.


”I ORIGINS” 2014 | 1h49’ | M/16 (O Universo no Olhar - PT)
De Mike Cahill
Sexta Dia 13/01 às 19h30

Um biólogo molecular vive uma história de amor e descobre evidências que podem mudar fundamentalmente a sociedade como a conhecemos.


”SHAKING TOKYO” 2008 | 34’20’’ | M/16
De Bong Joon Ho
Sábado Dia 07/01/2023 às 18h45

Um homem não sai de casa há dez anos, tendo apenas contato humano nas visitas semanais de um entregador de pizza, a quem ele nunca olha na cara, tem sua vida delicada abalada quando um terremoto deixa inconsciente uma atraente garota da pizza, e ele é forçado em contato direto. Eventualmente, ele resolve sair de casa para encontrá-la novamente, apenas para descobrir, ou para descobrirmos que o mundo não é como nos lembramos. É uma ideia dolorosamente engraçada, mas verdadeira (como a Idiocracia de Mike Judge), de que, no futuro, a fronteira final de uma sociedade tecnológica se tornará uma interação face a face real entre seres humanos. Qualquer uma dessas histórias se sentiria em casa em uma edição de Mome ou em um livro de contos de Haruki Marukami, são fantasias vibrantes, caprichosas e modernas, quase tão universais em sua simplicidade que poderiam ser contadas em qualquer lugar.


”HER” 2013 | 2h06’ | M/16 (Uma História de Amor - PT)
De Spike Jonze
Sábado Dia 07/01 às 19h30

Em um futuro próximo, um escritor solitário desenvolve um relacionamento improvável com um sistema operacional projetado para atender a todas as suas necessidades.


”COMET” 2014 | 1h31’ | M/14 (Cometa - PT)
De Sam Esmail
Sábado Dia 14/01 às 19h30

Ambientado em um universo paralelo, Comet vai e vem ao longo do relacionamento de seis anos de um casal improvável, que aparentemente, está perfeitamente emparelhado.


Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário

Membros: Entrada livre.
Não-membros: 3€

LOVE: SALVATION Screenings

Conversa sobre os filmes e obras deste ciclo no BALZAC (a metros daqui… Rua de Arroios, 156) após o filme.

Trailers aqui: