A PROSA tem um carinho especial pelo cinema independente norte-americano dos anos 80/90. Considerando que o Ciclo HAL HARTLEY (exibido no final de julho deste ano) foi uma forte imersão do espectador aos atributos do pensamento e dos processos criativos deste cinema, decidimos atribui este título a este ciclo, considerando uma segunda abordagem ao ‘Early Indie Cinema’ americano e, quem sabe, deixando ainda a porta aberta para novas abordagens futuras a este mesmo cinema.
Começaremos com Jim Jarmusch, legitimado anos antes deste “Down by Law” como vencedor do Festival de Cannes (Stranger than Paradise, 1988), iremos diretamente para outro vencedor deste mesmo festival, anos depois: “Sex, Lies and Videotape” e filme transformador para um realizador impressionante e inovador: Steven Soderbergh. Terminaremos então com um dos primeiros filmes de outro realizador incontornável: Gus Van Sant e o seu “My own Private Idaho” de 1992, filme que aborda um nicho de conflitos que, somente agora faz-se uma abordagem livre. Também filme que consagra novos atores: Keanu Reeves e River Phoenix, dois anos da sua morte inesperada.
Claro que ainda ficam nomes incontornáveis por mostrar em futuras mostras: realizadores que criaram um caminho que virou uma importante auto-estrada do cinema universal. Mas deixamos certamente marcado com estes 6 filmes, um sistema ideológico importante de um cinema que reinvindicava outros meios de acesso e outro repertório de histórias.
”DOWN BY LAW” 1986 | 1h47’ | M/18 (Vencidos pela Lei - PT)
De Jim Jarmusch
Sábado Dia 08/10 às 19h30
Conversa sobre o filme e obra deste autor no BALZAC (a metros daqui… Rua de Arroios, 156) após o filme.
Dois homens são capturados e enviados para a prisão, onde conhecem um assassino que os ajuda a escapar e deixar o estado.
”SEX, LIES AND VIDEOTAPE” 1989 | 1h40’ | M/16 (Sexo, Mentiras e Video - PT)
De Steven Soderbergh
Domingo Dia 09/10 às 15h30
O marido de uma mulher sexualmente reprimida está tendo um caso com sua irmã. A chegada de um visitante com um fetiche bastante incomum muda tudo.
”MY OWN PRIVATE IDAHO” 1991 | 1h44’ | M/18 (A Caminho de Idaho - PT)
De Gus Van Sant
Domingo Dia 09/10 às 18h30
Dois melhores amigos que vivem nas ruas de Portland enquanto traficantes embarcam em uma jornada de autodescoberta e encontram seu relacionamento tropeçando ao longo do caminho.
Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário
Membros: Entrada livre.
Não-membros: 4€
Veja o texto sobre o cinema independente americano no nosso blog:
“HAL HARTLEY e o ‘indie’ americano: filmar o conflito humano provocado por todo um sistema em crise, a partir de um cinema, também em crise.
Trailers aqui: