SLOWDOWN

Arte & Presença

Manhãs de sábado, a agendar mensalmente

Um percurso de 6 meses que convida a desacelerar o ritmo, despertar o olhar sensível e reconectar corpo e imaginação através da criação artística. Cada encontro foca uma técnica e uma dimensão da atenção do gesto à contemplação, do íntimo ao coletivo. Criar um passaporte SLOWDOWN, um pequeno caderno com frases-gatilho, espaço para reflexões e colagens de cada sessão, um registo do processo interno.

● 3h por sessão (manhã de sábado ou fim de tarde)

● Grupo: 6 a 8 pessoas

Com Salete Pereira e Filipa Madaleno

Próxima atividade:
22 de novembro de 2025
10h00

O Ritmo Interior | A CICLICIDADE

Desacelerar o olhar Técnica: Desenho de observação lenta (grafite e carvão) Dinâmica: Explorar o “olhar demorado”, observar um objeto ou paisagem durante longos minutos antes de desenhar. Objetivo: Treinar o olhar presente e perceber como o corpo se ajusta quando não há pressa.

PREÇOS:

Preço Não-membro: 25€
Preço membro PROSA:
20€

Salete Pereira & Filipa Madaleno

Formadas na faculdade de Belas Artes de Lisboa, Filipa Madaleno e Salete Pereira partilham as mesmas raízes criativas. A primeira especializou se em Design de Equipamento e a segunda em Design de Comunicação, da mesma árvore nasceram ramos diferentes, mas complementares.

Filipa seguiu o caminho do design, marketing e digital, levando a criatividade ao coaching educacional. Enquanto a Salete se dedicou ao ensino e paralelamente ao desenvolvimento da expressão artística, desenho, pintura e dança.

O que as une é uma visão comum: a crença de que criar pode estar intimamente ligada à educação e que o ato de ensinar é também uma ação criativa.

Ambas constroem pontes entre o pensamento visual e o desenvolvimento humano, inspirando alunos e comunidades a aprender com curiosidade, sensibilidade e propósito na tentativa de ajudar a expressar o potencial humano em projetos criativos que têm o poder de transformar a emoção e o movimento em experiências visuais e sensoriais.

Como duas árvores que partilham o mesmo tronco, crescem em direções distintas, mas alimentam-se da mesma seiva, a paixão por educar através da arte, da criatividade e do autoconhecimento.