Pessoa escrevendo em um caderno com uma caneta, com um MacBook ao lado em uma mesa de madeira.

PENSO LOGO ESCREVO

8ª Edição

Oficina de Escrita Criativa com um olhar para a narratologia e
criação de ficção.

A criação discursiva da representação do real com um
olhar para o ‘si próprio’ em nós ou fora de nós.

A escrita como um dispositivo de busca do ser.

Um sábado. Seis horas
31/05/2025

Escrever é um exercício libertador que está cada vez mais associado aos cuidados de si, para além de toda a capacidade profissional que acrescenta em nós. Escrever é um exercício ‘muscular’ de fluxo de criatividade.
Num mundo como este em que vivemos, ser criativo é quase tudo: criamos a relação com o outro, criamos felicidade, criamos um espaço para estarmos, subsistimos e sobrevivemos.
Escrever é sobretudo inscrever-se neste universo: com identidade, com poesia, talvez com um diário. A escolha é sua.
Escrever foi dos ‘cuidados de si’ mais mencionados e sugeridos no início de 2023 e a tendência continua em 2024. Vamos trazê-la para 2025.

Dia: Sábado, 31 de maio de 2025
Horas: 10h30 às 13h30 + 14h30 às 17h30

Preço Não-sócio: 36€
Preço Sócio PROSA: 30€

Ainda não sou sócio mas quero fazer o PENSO LOGO ESCREVO
Sou sócio e quero fazer o PENSO LOGO ESCREVO
Quero me fazer sócio da PROSA

Alexandre Braga
Cofundador da Prosa, filmmaker e storyteller

Alexandre iniciou seus estudos em música desde a infância, mas escolheu direcionar-se para a comunicação e o cinema ao ingressar na universidade, ainda em sua cidade natal, São Paulo (Brasil). Na época, trabalhou com produção e realização de spots publicitários. Anos depois de lançar seu primeiro curta-metragem de ficção, mudou-se para Lisboa (Portugal), onde fundou a BASE Comunicação Audiovisual, uma agência de comunicação audiovisual, gerindo contas especializadas de diversas marcas e produtos, enquanto com ideias mais artísticas, dedicou-se ao universo do poetry film, da ficção e do drama.

Retomando também suas atividades acadêmicas, e após fazer o mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico com especialização em Narratologia e Narrativas Cinematográficas concluiu o doutoramento em Ciências da Comunicação também com especialização em Cinema na Universidade Nova de Lisboa e atua hoje como investigador no IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. Atualmente, também é professor de Comunicação Audiovisual em uma renomada escola profissional em Lisboa e é convidado frequentemente para ser consultor de histórias que procuram o seu êxito junto do espectador cinematográfico. Seu mais recente e atual projeto, focado em promover a partilha de narrativas como um meio de autocuidado terapêutico, foi a fundação da PROSA Plataforma Cultural, um espaço aberto à comunidade com atividades que utilizam o poder transformador das artes narrativas e visuais. Lá, com a sua curadoria e com a criação de um extenso grupo de espectadores de cinema, faz-se semanalmente a exibição de ciclos de cinema e filmes, seguidos de debates e análises.

Retrato em preto e branco de um homem com cabelo grisalho, barba por fazer, olhando para o lado, com uma parede de tijolos ao fundo.