Contar histórias com imagens: FOTOGRAFIA LÍQUIDA
Jovens e Adultos
Com a Prof. Carla Fragata
A Fotografia Líquida é uma técnica experimental em que substâncias líquidas
são integradas ao processo fotográfico para criar imagens com um efeito fluido, flexível e único.
Nesta técnica, líquidos como tintas, óleos, águas coloridas e até mesmo produtos químicos fotossensíveis são usados durante a captura ou na fase de revelação para distorcer, expandir e manipular a imagem final, proporcionando uma estética abstrata e imprevisível. Aqui usaremos também técnicas de congelamento e cristalização de materiais.
Há várias abordagens para a Fotografia Líquida, sendo que uma das mais comuns envolve o uso de líquidos sobre uma superfície de vidro, que é então fotografada com alta resolução. Outra variação é a manipulação dos líquidos diretamente sobre o papel fotográfico durante a revelação, criando manchas e distorções que refletem padrões únicos e orgânicos. O resultado é uma imagem dinâmica, onde as formas e cores se misturam, em parte pelas propriedades físicas dos líquidos, como densidade e transparência.
Esta técnica é frequentemente associada ao experimentalismo e à busca por uma expressão mais subjetiva e artística na fotografia, afastando-se do realismo para abrir caminho a interpretações mais abstratas e pessoais. Em muitos casos, a Fotografia Líquida é usada para explorar temas como a impermanência, o movimento, e a fluidez do tempo e das emoções, já que o movimento dos líquidos e a sua interação com a luz e as superfícies geram imagens que parecem vivas e em constante transformação.
Artistas contemporâneos e fotógrafos abstratos, como Daisuke Yokota e Mead Schaeffer, têm usado variações da Fotografia Líquida para criar composições únicas, manipulando líquidos diretamente sobre o papel fotográfico ou no próprio processo de revelação. Estes artistas, entre outros, contribuíram para popularizar e expandir os limites dessa técnica, cada um adaptando-a de acordo com o seu estilo e visão artística.
Assim, a Fotografia Líquida não tem um único “inventor”, mas sim uma evolução coletiva a partir de experimentações contínuas de fotógrafos e artistas visuais que buscam explorar a interação entre luz, líquido e material fotográfico.
Carla Fragata licenciou-se em Comunicação Social e especializou-se em Relações Públicas, Publicidade e Marketing.
Depois das “Palavras” procurou a Fotografia.
Tirou o curso no Ar.co. Depois Design Gráfico e depois Web.
Fez teatro. Ganhou um concurso nacional de guiões de teatro.
Foi jornalista muito tempo em diversos orgãos de comunicação social nacionais e internacionais (de países Lusófonos); fotógrafa; coordenadora de redação; diretora de comunicação.
É Professora.
Foi, professora de ensino básico e universitário: expressão dramática, fotografia, publicidade, escrita criativa e cinema.
Fez parte da Comissão Nacional para a conversão dos módulos e conteúdos de formação do curso Profissional de Fotografia em Unidades de Formação Certificadas.
É, hoje, professora de Ensino Secundário e de Adultos... E Coordenadora..
Continuo a desenvolver, sempre que posso, trabalhos na área do retrato, fotografia conceptual e criativa.
17 de novembro, das 10h00 às 16h00
Mín.: 4 participantes
Máx.: 10 participantes
Devem trazer água e lanche.
Horário 1ª Edição:
36€
27€*
*Valores para membros Prosa.
Valores: