Cinema PROSA
Ciclo
CINEMA PÓS-SECULAR
POST SECULAR CINEMA Screenings
Com poucos dias de diferença, em maio de 2011, dois filmes de grande profundidade foram lançados - The Tree of Life, de Terrence Malick, e Melancholia, de Lars von Trier - que chamaram a atenção de muitos espectadores por formarem uma díade complementar, apesar de suas orientações aparentemente opostas. Um filme nos apresenta imagens da origem do mundo, enquanto o outro filme narra o seu fim; um levanta partes significativas do seu diálogo diretamente das páginas religiosas da Bíblia, Santo Agostinho e Kierkegaard, enquanto o outro parece dramatizar uma parábola ateísta, nietzschiana; enquanto um implora-se ao espectador que veja algo além da imanência do mundo; o outro insiste que não há nada além dele.
Apesar de seguirem caminhos aparentemente opostos, The Tree of Life e Melancholia estão, no entanto, unidos na maneira como se relacionam a desafiar a narrativa iluminista que dominou o pensamento ocidental nos últimos quatro séculos. Em particular, eles exemplificam poderosamente o que na filosofia recente e na teoria crítica veio a ser chamado de condição "pós-secular". The Tree of Life e Melancholia podem ser concebidas como duas pontas de um espectro que caracteriza o pós-secularismo hoje. A perda de confiança na suposta certeza da razão e na neutralidade do secularismo encontra inúmeras articulações, que vão desde a reflexão ponderada sobre a fé em The Tree of Life até o ateísmo não triunfalista de Melancholia. De facto, ao longo dos últimos anos, uma série de outros filmes e cineastas têm demarcado posições dentro do intervalo delimitado pelos filmes de Malick e von Trier. A noção de cinema pós-secular é bastante elástica. O termo captura o trabalho daqueles cineastas cujos filmes pairam explicitamente sobre aquela zona cinzenta que dissolve os limites estritos que muitas vezes se estabelecem entre a crença e a descrença. Malick e von Trier neste sentido, são verdadeiramente exemplares. (…)
John Caruana e Mark Cauchi em “ What Is Postsecular Cinema” (Trecho)
From “IMMANENT FRAMES - Postsecular Cinema between Malick and von Trier”
Leia aqui o Book Review.
”THE TREE OF LIFE” 2011 | 2h19’ | M/12 (A Árvore da Vida - PT)
De Terrence Malick
Sexta Dia 09/06 às 19h30
A história de uma família em Waco, Texas, em 1956. O filho mais velho testemunha a perda da inocência e luta contra os ensinamentos conflitantes de seus pais.
”MELANCHOLIA” 2011 | 2h15’ | M/12 (Melancolia - PT)
De Lars von Trier
Sábado Dia 10/06 às 19h30
Duas irmãs vêem seu relacionamento já tenso ser desafiado quando um misterioso novo planeta ameaça colidir com a Terra.
Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário
Membros: Entrada livre.
Não-membros: 3€
Trailers aqui: