Cinema PROSA

Ciclo
JUVENTUDE INQUIETA

RESTLESS YOUTH Screenings


Rushmore
(1998), de Wes Anderson, e Election (1999), de Alexander Payne, são dois filmes dos anos 90 que exploram a adolescência e as dinâmicas de poder dentro do ambiente escolar, cada um à sua maneira e com um estilo bem próprio. Em Rushmore, seguimos a vida de Max Fischer, um estudante excêntrico e hiperativo que, apesar do seu desempenho académico pobre, é o presidente de inúmeros clubes e atividades extracurriculares numa prestigiada escola. A narrativa complica-se quando Max se apaixona por uma professora e entra numa competição intensa com um empresário, também interessado por ela. Em Election, Alexander Payne conta a história de Tracy Flick, uma ambiciosa estudante que concorre para presidente do associação de estudantes, e do seu professor, Jim McAllister, que vê em Tracy tudo o que odeia no sucesso fácil e decide sabotá-la ao incentivar outro aluno a concorrer.

Para Wes Anderson, Rushmore representou um ponto de viragem, marcando o início de uma estética que viria a definir toda a sua filmografia. Anderson apresenta um universo estilizado, com cores vivas e simetria em cada enquadramento, trazendo uma profundidade emocional que transformou este filme numa das suas obras mais marcantes e um antecessor dos seus futuros trabalhos, onde a sátira e o humor melancólico se encontram. Os temas da excentricidade, obsessão e o sentimento de pertença são aqui explorados, sendo Max Fischer um exemplo perfeito de uma juventude inquieta: movido por uma constante busca de aceitação e identidade, ele tenta preencher o vazio existencial com um turbilhão de atividades e paixões, enquanto se confronta com as duras realidades da rejeição e do fracasso. 

Em Election, Alexander Payne explora o humor sarcástico, mordaz e incisivo, características que viriam a definir grande parte da sua obra. O filme examina a ambição, a corrupção e o impacto da moralidade no contexto escolar, abordando as dinâmicas de poder de forma tão profunda quanto divertida. Tracy Flick, a jovem inquieta, tornou-se um ícone de ambição desenfreada e política estudantil, determinada a ultrapassar qualquer obstáculo à sua frente, enquanto o professor Jim representa o desencanto e a hipocrisia dos adultos. Election é um marco no cinema de Payne pela forma como expõe as falhas e complexidades humanas, colocando a moralidade em perspetiva e satirizando o sonho americano.

Juventude Inquieta é, assim, o fio condutor entre estes dois filmes, unindo as visões de Anderson e Payne sobre os dilemas e as contradições que definem a adolescência. Ambos os filmes capturam a tensão entre as expectativas e a realidade, com Max Fischer tentando ser maior do que realmente é e Tracy Flick ultrapassando limites éticos para conquistar o sucesso. Embora com abordagens diferentes – o humor poético e estilizado de Anderson versus o sarcasmo direto de Payne –, os dois cineastas revelam uma juventude rebelde e ambiciosa, em busca de algo maior, numa constante procura pela aceitação e uma inquietude entre o desejo de ser e o peso de existir.

(Curadoria de Fábio Sequeira)


“RUSHMORE” 1998 | M/12 | 1h 33’ [US]
De Wes Anderson
Sexta Dia 15/11 às 19h30

A vida de um excêntrico e ambicioso adolescente, extremamente dedicado às suas inúmeras atividades extracurriculares,
mas que negligencia os seus estudos. A sua vida complica-se quando se apaixona pela nova professora e
faz amizade com um empresário deprimido e solitário.
Uma comédia que explora temas de amor não correspondido, amizade, identidade, e apresenta pela primeira vez o estilo visual único de Wes Anderson.


“ELECTION” 1999 | M/12 | 1h43’ [US]
De Alexander Payne
Sábado Dia 16/11 às 19h30

Uma estudante, excessivamente ambiciosa, que concorre a presidente do corpo estudantil da escola,
tem uma relação com um professor que não gosta dela.
Uma comédia satírica que usa a eleição escolar como uma metáfora para os jogos políticos.


Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.
Preçário

Membros: Entrada livre.
Não-membros: 3€

Trailers aqui: