Cinema PROSA

Ciclo
ESTRANHAS FORMAS DE VIDA

“STRANGE LIFE FORMS” Screenings

English Version


Quatro membros, uma cabeça, dois olhos... A maioria dos extraterrestres no cinema são nossos primos afastados. Mas, fugindo a esse lugar comum, encontram-se filmes em dois opostos, e são talvez os que mais souberam usar a infiltração de alteridades além-espaço para melhor apontar a estranheza aqui entre os terrestres.
De um lado temos os filmes que nos apresentam o alienígena como “ele está entre nós”, com aparência humana, o que nem por isso disfarça a sua estranheza. Outras obras optaram por tornar invisível esse “outro que veio do espaço”, ao ponto de o situar além de toda a comunicação.

No primeiro grupo estão “Invasion of the Body Snatchers”, que aqui apresentamos na versão original de 1956, por Don Siegel, e já deste século, o “Under the Skin”, do Jonathan Glazer (2013).

O filme de Don Siegel propõe-nos uma planta híbrida, entre o animal e o vegetal, com capacidade de reprodução, mas não de si própria. Num ambiente que é herdeiro do filme policial, ou noir, quando o sci-fi ainda estava a construir-se enquanto género, nada é o que parece em “Invasion of the Body Snatchers”.
A ambiguidade da narrativa cresce numa tensão emocional – em contraste com os invasores – até nos deixar no limbo entre paranóia e infiltração conspirativa. A substituição de humanos é aqui uma poderosa metáfora, com vários sentidos e tão atual no século XXI.

Em “Under the Skin”, Jonathan Glazer, o ‘outro’ alienígina incorpora uma mulher humana (bela, talvez, numa Scarlett Johansson) que lentamente, experiencia a nossa condição humana e que ao longo do filme irá questionar-se acerca da nossa capacidade de empatia e da sua atitude inicial como uma predadora que tira partido das emoções humanas.

“The Andromeda Strain” (1971) apresenta-nos outro híbrido – um extraterrestre microscópico com uma estrutura mineral. Sem rosto nem alma, é contra este vírus do espaço que se edifica outro organismo, noutra escala: o esforço coletivo coordenado de uma complexa colaboração científica.Com argumento do mesmo autor de “Parque Jurássico” e os efeitos especiais do mesmo designer de “2001 – Odisseia no Espaço”, esta outra grande produção está cheia de ação, mas de um tipo invulgar: numa corrida contra o tempo, equipas de cientistas num laboratório high-tech realizam experiências laboratoriais em paralelo, cruzam dados, lançam hipóteses e discutem sob vários ângulos a estranha forma de vida mortal que lhes surge ao microscópio.

Num exercício de olhar para o ‘outro’ nestes nossos ciclos de cinema, oferecemos aqui um aumento de amplitude, visto que este contacto até pode estar breve para acontecer.

Vem!

Curadoria de Sérgio Pereira e Alexandre Braga.
Texto de Sérgio Pereira.


“THE ANDROMEDA STRAIN” 1971 | M/14 | 2h11’ (A Ameaça de Andrómeda - PT) [US]
De Robert Wise
Sexta Dia 03/05 às 19h30

Cientistas renomados trabalham arduamente em um laboratório secreto e de última geração para descobrir o que matou os cidadãos de uma pequena cidade e como o contágio mortal pode ser interrompido.

Reserve o seu lugar na nossa bilheteira!
IMDB

“INVASION OF THE BODY SNATCHERS” 1956 | M/14 | 1h20’ (A Terra em Perigo - PT) [US] [Sessão Noturna]
De Don Siegel
Sexta Dia 03/05 às 22h30

Um médico de uma pequena cidade descobre que a população de sua comunidade está sendo substituída por duplicatas alienígenas sem emoção.

Reserve o seu lugar na nossa bilheteira!
IMDB

Todos os filmes do Cinema PROSA serão exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores.

Preçário

Membros: Entrada livre.
Donativo sugerido para não-membros: 3€


“UNDER THE SKIN” 2013 | M/16 | 1h48’ (Debaixo da Pele - PT) [UK\CH\PL\US]
De Jonathan Glazer
Sábado Dia 04/05 às 19h30

Uma jovem misteriosa seduz homens solitários à noite na Escócia. No entanto, os acontecimentos a levam a iniciar um processo de autodescoberta.

Reserve o seu lugar na nossa bilheteira!
IMDB

Trailers aqui: